novembro 10, 2004

Reis e Sacerdotes!

Deus criou o homem com o seguinte propósito: estabelecer comunhão com Deus (função sacerdotal) e governar todas as coisas criadas por Ele (função de governo, rei). E, no princípio, foi assim. Todas as tardes, na viração do dia, Deus vinha e conversava com Adão. Adão se apresentava à presença de Deus e era influenciado por esta presença e toda a criação estava sujeita a Adão.
Mas o homem pecou e isto o afastou de Deus. O homem se afastou do propósito inicial de Deus. Isto não significa que o propósito de Deus se perdeu, que Deus falhou. Absolutamente, independente da geração ou do como, este propósito se estabelecerá no homem.
Durante toda a história do povo de Deus podemos vê-Lo buscando se aproximar do homem, manter comunhão, se relacionar. Mas, em função do pecado, isto tornou-se impossível, não por Deus, mas pelo próprio homem. Se este homem pecador se apresentar diante de Deus a santidade de Deus consumirá este homem. Deus cria estratégias que permitem esta aproximação, mesmo que limitada. Deus estabelece o tabernáculo para que ali ele pudesse se manifestar e habitar (tabercunalizar) no meio do seu povo.
E, na trajetória do homem esta foi a forma pela qual ele reatou a comunhão com o Pai. Através de um tabernáculo, de um templo, porém protegido por um véu. Apenas o sacerdote , purificado pelo sangue de animais sacrificados, podia, uma vez por ano estar na presença de Deus.
Mas Deus quer mais. Deus quer a plenitude da comunhão. Você pode imaginar Deus com saudades? Pois bem, Deus estava com saudades do homem, do seu filho a quem tudo Ele dera.
Para restabelecer plenamente o propósito inicial de o homem ser um rei (governar) e sacerdote (estar na Sua presença), Deus envia o seu Filho Jesus.
Jesus ao morrer na cruz, ao derramar o Seu sangue estabeleceu uma ponte para que o homem pudesse achegar à presença de Deus sem ser destruído.
Hoje não necessitamos mais sacrificar animais, o Santo Cordeiro foi sacrificado para que o sangue Dele nos purifique e nos coloque diante de Deus.
Pelo sangue de Jesus podemos retornar ao propósito inicial de Deus: sermos reis e sacerdotes.
Cada um de nós, purificado pelo sangue de Jesus, pode entrar na presença de Deus e ministrar o Seu coração. Hoje, somos Sacerdotes que compartilham a presença do Pai e, através da autoridade dada pelo nome de Jesus, podemos sobrepujar principados e potestades, exercendo o governo de Deus, nos tornando reis.
Agora me responda: Tem como não amar este Deus maravilhoso?

Nenhum comentário: